Os pais ou responsáveis por crianças devem se manter atentos ao calendário de vacinação infantil em Minas Gerais. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, consolidados até novembro de 2021, a cobertura vacinal está abaixo do recomendado para as vacinas importantes durante a infância.
A vacina contra poliomielite, por exemplo, destinada a crianças de 2, 4 e 6 anos está com 63% de alcance. A da febre amarela, destinada ao público infantil menor de 1 ano de idade, é de 64%.
Segundo a coordenadora do programa de imunizações do estado, Josiane Gusmão, do Estado, o baixo índice de vacinação contribui para o retorno de doenças que já estavam erradicadas. Ela alerta para a necessidade de atualizar continuamente o cartão de vacinação das crianças.
“Essa falsa impressão de que algumas doenças não possam retornar e que a vacinação não é mais necessária é um risco para a reintrodução de doenças. Fazemos um alerta aos pais e responsáveis para que os pais ou responsáveis levem as crianças às unidades de saúde para a atualização do cartão de vacina”.
Informações sobre o calendário de vacinação estão aqui no site da Secretaria de Estado de Saúde.
Comments