A maior parte das vacinas contra a covid-19 usa duas doses para imunização. Algumas delas são a CoronaVac, AstraZeneca e a da Pfizer, que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações e estão disponíveis na rede pública de saúde de Nova Serrana.
Vacinas que poderiam ter salvado muitas das 224 vidas que já foram perdidas para a doença na cidade.
Ainda assim, infelizmente a adesão da população à vacina no município não tem sido a ideal. A secretária municipal de Saúde, Gláucia Sbampato, afirma que procura pelos imunizantes tem sido baixa – especialmente para a segunda dose. Situação que ela classifica como "gravíssima".
"O município de Nova Serrana encontra-se apenas com 71% da população que recebeu a segunda dose. Então, peço à população que se dirija às unidades de saúde. Não precisa agendamento", destaca.
Neste sábado (12), a unidade de saúde Francisco Azevedo funcionará das 8h às 16h, com livre demanda para a imunização.
As pessoas que não tomaram a segunda dose devem procurar as unidades de saúde José Eustáquio ou o poliesportivo do bairro Planalto, das 8h às 10h30 e das 12h às 15h, sem necessidade de agendamento. É necessário levar carteira de identidade, CPF, Cartão do SUS e cartão de vacina.
Problema se repete
Não é só em Nova Serrana que o desinteresse de parte da população tem sido registrado. A Secretaria de Saúde de Divinópolis divulgou nesta quarta-feira (8) uma lista com os dez bairros com mais pessoas com a segunda dose da vacina contra a covid-19 em atraso.
Com 375 moradores nessa situação, o Centro é a primeira região na lista. O bairro Bom Pastor é o 2º colocado, com 243 pessoas e o Niterói está em 3º lugar, com 227 pessoas.
Comments